terça-feira, 15 de maio de 2012

Tonoscopia ou Tonometria.

É o estudo do efeito do abaixamento da pressão máxima de vapor de um determinado líquido, tendo como responsável um soluto não-volátil. Isso significa dizer que se colocarmos um sólido não-volátil, ou seja, um sólido que não passe facilmente para o estado gasoso em meio ao aquecimento (como acontece com o iodo) em um líquido puro (água, por exemplo), a pressão máxima de vapor desse líquido irá diminuir. Muito bem, muito legal, mas o que é pressão máxima de vapor mesmo? É a pressão que os vapores saturados de um líquido exercem quando estão em equilíbrio dinâmico com o líquido.. Se eu tiver um frasco completamente fechado (diz-se hermeticamente fechado) contendo metade de sua capacidade com um líquido qualquer, as moléculas do líquido se desprenderão e passarão ao estado de vapor, até que toda a metade “vazia” passe a conter o vapor desse líquido. Esse vapor entrará em equilíbrio com o líquido, ou seja, à medida que mais moléculas se desprendam, este equilíbrio é o que chamamos de “Equilíbrio Dinâmico”.
Bom, se a esse líquido eu adicionar certa quantidade de soluto, ele impedirá que as moléculas do líquido passem para o estado de vapor, da mesma forma como é mais difícil sairmos de um ônibus lotado. Como o soluto não é volátil, ele não vai para o estado de vapor também; e como haverá menos moléculas do que teria se o líquido estivesse “desimpedido”, a pressão de vapor diminui. 
A fórmula para o cálculo da Tonoscopia é:

 Δp = P2 – P 

Onde:

 P = pressão de vapor da solução
 P2 = pressão de vapor do solvente.

  Existe uma relação entre o abaixamento absoluto da pressão máxima de vapor e o número de mol de partículas do soluto presente na solução:



 Levando em conta este conceito podemos estabelecer o seguinte: Quanto maior for o número de mols do soluto não-volátil na solução, maior será o abaixamento da pressão máxima de vapor.
Sabe-se que toda a solução tende a um equilíbrio, e este pode ser atingido se considerarmos a Lei de Raoult: a pressão de vapor de um solvente em uma solução é igual ao produto da pressão de vapor do líquido puro presente nesta solução, se considerarmos a fração molar do líquido.
Veja a fórmula que permite calcular esse princípio:

 p2 = p0 • x2

 Onde:

 p2 = pressão de vapor do líquido na solução
 p0 = pressão de vapor no líquido puro
 x2 = fração molar do líquido na solução

 O cientista francês François Marie Raoult foi o responsável pelo estudo destas propriedades e chegou à fórmula acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário